top of page

Passo a Passo (Simplificado) Para Emissão de Passaporte

Atualizado: 22 de mai.

Viajar é uma das melhores coisas para fazer na vida, não é mesmo? Mas antes de toda a curtição é importante cuidar de alguns pontos da sua viagem para sair o mais perfeito possível. Se for viagem internacional, o cuidado deve ser dobrado. Um dos pontos mais importante é cuidar da documentação da viagem. Neste artigo vou explicar em um passo a passo simples como tirar seu passaporte.



1. Preenchimento do Formulário e Geração da GRU

O órgão responsável pela emissão de passaportes é a Polícia Federal. Portanto, o primeiro passo é acessar o site da Polícia e preencher o formulário. Vou deixar o link em seguida, só clicar aqui. Você vai acessar a seguinte tela:

Efetue o preenchimento do formulário conforme orientações do site. Ao final do preenchimento, vai ser gerada uma GRU - Guia de Recolhimento da União. Tome muito cuidado na hora de preencher os dados. Faça com calma e atenção.


OBSERVAÇÕES:

- Guarde o número de protocolo gerado logo após o preenchimento do formulário.

- Se você estiver solicitando passaporte para mais de uma pessoa, será necessário repetir o processo acima para cada pessoa.

- Se estiver tirando passaporte de menor, clique aqui para mais detalhes.



2. Efetue o pagamento da GRU

O próximo passo é pagar a guia gerada. Efetue o pagamento na instituição bancária da sua preferência. Aguarde alguns dias (em torno de 2 dias costuma ser suficiente) para compensar o pagamento e liberar o seu agendamento. Para consultar o andamento da sua solicitação, só clicar aqui. O valor da GRU para emissão do passaporte comum está custando R$257,25 neste momento (maio/2021).



3. Efetuar o agendamento (1ª visita ao Posto da Polícia Federal):

Para fazer seu agendamento, clique aqui. Aparecerá a seguinte tela para você:


Aqui, diferentemente do formulário do passo 1 (Nova Solicitação de Passaporte), você poderá agendar todas as suas solicitações de uma única vez. Siga o passo a passo do site, escolha o posto de atendimento, a data e hora disponível mais conveniente para você.



4. Compareça no Posto de Atendimento da Polícia Federal

Compareça no horário, data e local escolhido. Procure chegar com alguns minutos de antecedência para não correr o risco de perder seu horário. Todos devem comparecer, inclusive os menores de idade (se houver). Além da emissão da foto do seu passaporte, será feita conferência da documentação. Confira a documentação a ser apresentada:


DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA:

- Documento de identidade, com: nome completo, data de nascimento, local de nascimento (cidade) e nome dos pais. Este documento deve ser válido e atualizado.


DOCUMENTAÇÃO EVENTUAL, CONFORME CADA CASO:

- Caso na última eleição você tinha entre 18 e 70 anos de idade, deve estar em situação eleitoral regular. Emita o certificado de situação eleitoral em dia, clicando aqui. Se por acaso o certificado não sair, leve os comprovantes das últimas eleições.

- Homem, entre 19 e 45 anos, deve estar regular com o Serviço Militar (comprovantes de regularidade são opcionais. Os sistemas são integrados e só vão solicitar se estiver ocorrendo alguma inconsistência) - caso queira confirmar sua situação, acesse o site https://alistamento.eb.mil.br/ e clique em "JÁ ME ALISTEI";

- Passaporte anterior (somente se esta não for sua primeira solicitação);

- Caso já teve alguma alteração no nome, deve apresentar certidão que indique todos os nomes anteriores e atual, na solicitação do primeiro passaporte, ou que demonstre todos os nomes adotados após a emissão do último passaporte;

- Em caso de solicitação de menor, clique aqui para mais detalhes.


Caso preferir, a lista completa de documentos você encontra aqui!



5. Consulta do Andamento do Pedido

Após o atendimento, você deve monitorar o andamento da solicitação, através deste link. A entrega só será possível quando o resultado da consulta for "Documento de viagem disponível para entrega. Confira os dias e horários de funcionamento do serviço...", e ocorrerá sempre na mesma unidade em que o passaporte foi solicitado. Normalmente o passaporte fica pronto entre 10 a 15 dias após a realização da etapa 4. Após 90 dias, o passaporte não retirado é cancelado, como total prejuízo da taxa paga.



6. Retirada do Passaporte

O passaporte é entregue somente ao titular, na mesma unidade em que foi solicitado. Menor de 16 anos deve estar acompanhado por responsável legal. Menor de 12 anos não precisa comparecer e o passaporte pode ser entregue ao responsável legal.


DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA:

- Documento de identificação original e que tenha foto que identifique plenamente o titular. No caso do menor de 12 anos, a Certidão de Nascimento pode ser apresentada em substituição ao documento de identificação.


DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA ACOMPANHANTE DE MENOR:

- Documento de identificação original e que tenha foto que identifique plenamente o responsável legal presente.



Confira abaixo o esquema simplificado do passo a passo:



FONTE E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:


Espero ter ajudado ;)


Dúvidas, deixe nos comentários ou entre em contato conosco pelo WhatsApp ou e-mail.



Lembre-se que se desejar suporte profissional, podemos cuidar de todo o processo de emissão do seu passaporte.




151 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page